O amor, dizem, constrói-se no dia-a-dia, através do respeito e da cumplicidade. Mas, na prática, o que realmente precisamos para alcançar o tão esperado estado de casais felizes? Além da complexidade.
Confira abaixo 10 hábitos que todo casal feliz deve ter em mente:
1. Casal feliz vai para a cama junto
Um pode ir para a cama e o outro ler, mas de acordo com o psiquiatra e pesquisador Mark Gulston, um casal feliz tem menos probabilidade de dormir em horários diferentes. Conforme ele, os casais felizes “vão para a cama no mesmo horário, o que impacta na qualidade do sono e na vida sexual”.
Faz sentido, certo? Afinal, nem todo mundo quer acordar de um sono gostoso porque deveria ter aquele papo o dia todo, ou mesmo para um momento mais íntimo entre duas pessoas.
2. Seus interesses? Me interessam!
Ela é super sedentária e ele adora andar de bicicleta… até aí tudo bem. Mas o que mais? Casais felizes buscam e nutrem interesses compartilhados, e quando a paixão diminui (e isso acontece!), a falta de sinergia pode fazer com que eles se separem, ou a quantidade de atividade solo pode levar a algum nível de desequilíbrio no relacionamento.
Agora entenda: Isso não significa que os parceiros devem absolutamente fazer tudo juntos. pelo contrário! Idealmente, há sempre um equilíbrio entre um grande número de atividades planejadas para duas pessoas, como viajar, assistir filmes, fazer exercícios; e um grande número de interesses e atividades pessoais. Desde jantares semanais com amigos ao futebol sagrado (ou ténis, jogos de tabuleiro ou videojogos). Não cabe ao companheiro julgar, ok? A liberdade está acima de tudo!
3. Lado a lado rumo à felicidade
Em vez de atrasar um dos dois porque eles estão andando mais devagar ou distraídos ao ver algo, Goulston recomenda caminhar confortavelmente lado a lado, de preferência de mãos dadas. Parceria e companheirismo começam com pequenas coisas como este simples gesto.
4. Leveza e perdão
Casais felizes também trabalham muitas vezes para não exagerar nas brigas de rotina que são difíceis de resolver. É simples? Nem sempre! Mas as pessoas que mantêm relacionamentos saudáveis têm o exercício coletivo de encontrar maior leveza ao olhar certas coisas e perdoar ao invés de guardar rancor.
5. Casal feliz foca nas virtudes
É importante entender que, se começarmos a lembrar das coisas ruins que nosso parceiro tem, a lista pode continuar. Afinal, com o tempo, conhecemos todos os detalhes bons e ruins um do outro. Mas e se fizermos o contrário? “Tudo depende do que você quer pesquisar. Casais felizes enfatizam coisas positivas ”, diz Goulston.
6. Beijos e abraços cotidianos
Outra dica inteligente: Não beije e abrace só de vez em quando. Beije ao acordar, beije ao sair, beije de vez em quando… beije SEMPRE! “Nossa pele lembra o amor e o carinho recebidos, assim como os abusos e a falta de ternura. Casais que trocam carícias mantêm a pele carregada e nutrida com boas carícias, afirma o pesquisador.
7. Eu preciso dizer que TE AMO
“Bom Dia querido”. Isso pode parecer comum, e é; mas de acordo com Goulston, é assim que os casais felizes devem começar o dia. A questão é que essas pequenas declarações de amor são uma forma de cultivar a paciência e a tolerância, aliviando problemas, dificuldades e outros desagrados que podem acontecer na vida de qualquer pessoa.
8. Casal feliz não abre mão do “boa noite”
Um casal verdadeiramente feliz também não desiste de dizer “boa noite” antes de ir para a cama. E cuidado: não importa o quanto estejam chateados um com o outro! Para o psiquiatra, esse gesto revela o desejo de se manter firme e forte na relação e o desejo de ser saudável e feliz, mesmo após algum desconforto ou mal-entendido.
9. Tudo bem com você?
Ligar ou mandar mensagens para perguntar se está tudo bem é outro hábito dos casais felizes. Ajuda a manter a cumplicidade e a conexão, e te deixa mais sintonizado. É também uma maneira de saber se seu parceiro está tendo um dia ruim ou realmente bom, para que você possa celebrar no final do dia!
10. Casal feliz não esconde orgulho por estar junto!
Um casal feliz geralmente se orgulha de ser visto junto e conta com pequenos contatos físicos, como uma mão atrás das costas ou na nuca, mãos dadas, troca de olhares. Essas atitudes mostram que ambos gostam da companhia um do outro e que existe um vínculo ali, não importa onde estejam.
Inspirou? Para quem quiser experimentar, Goulston recomenda adotar um comportamento de cada vez por 21 dias até que se torne um hábito. Os segredos incluem recuperar a calma e a perseverança do projeto quando os planos são temporariamente esquecidos. Em outras palavras, coloque em prática pouco a pouco e se comprometa um com o outro.