[ALERTA] Brasileiro infectado com varíola do macaco revela novos sintomas da doença

A Prefeitura do município de Vinhedo, localizado no estado de São Paulo, confirmou, no dia 11 de julho de 2022, que um morador da cidade havia se infectado com a varíola do macaco. De acordo com as informações, o rapaz possui 29 anos de idade, viajando para a Europa e se tornando um dos primeiros infectados do país. A Secretaria Municipal de Saúde ainda informou que a vítima apresentava o estágio inicial do vírus, não havendo um alto risco de transmissão. O homem não teve sua identidade revelada, ficando em isolamento junto de sua família.

Os profissionais de saúde ainda enfatizaram que não possuíam conhecimento sobre a doença ou entendiam muito a respeito de sua transmissão. O vírus provém dos macacos, com a possibilidade de ser transmitido aos seres humanos. Cabe lembrar que, no ano passado, surtos já haviam ocorridos e, recentemente, diversos casos estão sendo testados positivo nos Estados Unidos.

Ethel Maciel, epidemiologista e professor da Universidade do Espírito Santo, publicou em seu perfil oficial nas redes sociais algumas observações a respeito da doença, afirmando que, caso você seja homem que mantém relações com outros homens, possuindo um relacionamento estável, isto é, um parceiro fixo, a chance de você ter uma transmissão sexualmente transmissível é 0%, assim como se você for um homem que mantém relações sexuais com uma mulher.

Maciel ainda informou que, caso a pessoa tenha múltiplos parceiros e, ao ter relações íntimas, não use preservativo, possuindo um comportamento de risco, a chance de contrair o vírus aumenta, enfatizando que não é a orientação sexual que transmite a doença, mas sim, a forma que escolheu viver a sexualidade.

Dentre os sintomas do vírus, estão:

  • Febre;
  • Lesões de pele ou erupção cutânea;
  • Dores no corpo;
  • Fraqueza;
  • Dor de Cabeça;
  • Calafrio;
  • Adenomegalia/Linfonodos inchados (ínguas);

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, até o dia 13 de agosto, foram registrados 10.195 casos de infectados pela varíola dos macacos no Brasil.