O falecimento do renomado dentista Rafael Puglisi provocou uma profunda comoção nas redes sociais. O dentista, conhecido por atender celebridades, perdeu a vida aos 35 anos após um acidente ao bater a cabeça durante um mergulho, resultando em um traumatismo cranioencefálico. O Dr. Antônio Araújo, neurocirurgião da Clínica Araújo & Fazzito e membro do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, compartilha informações cruciais sobre o caso e emite alertas relevantes.
Segundo ele, durante o verão, o mergulho em águas rasas é a segunda causa mais comum de lesões na medula espinhal, perdendo apenas para acidentes de carro. Se não for praticado com cuidado, essa atividade pode resultar em lesões graves na medula, fraturas ósseas, danos à cabeça e até mesmo à coluna vertebral.
“Diversos fatores contribuem para os perigos associados ao mergulho em água rasa, sendo o principal a insuficiente profundidade para amortecer devidamente o impacto do corpo com o fundo ou com objetos submersos, como pedras ou detritos”, explicou.
O especialista também mencionou que, em caso de impacto na medula cervical, ocorre uma perda de mobilidade e sensibilidade nos braços e pernas, conhecida como “cho-que medular”. “Frequentemente, é crucial retirar imediatamente essas vítimas da água, pois do contrário correm um risco significativo de afogamento”, acrescentou.
No entanto, o perigo pode ser amplificado quando afeta a respiração da vítima. Isso ocorre porque, se esse cho-que medular acontece em níveis superiores, as consequências podem ser ainda mais graves. “Isso pode levar a uma parada respiratória devido ao comprometimento do nervo frênico, que é responsável pela mobilidade do diafragma durante a respiração”, explicou o Dr. Antônio Araújo.
Portanto, é fundamental que as pessoas ajam com precaução ao praticar esportes aquáticos, e o neurocirurgião emitiu algumas advertências: “Evite mergulhar de cabeça, mesmo se conhecer a profundidade da água, não consuma bebidas alcoólicas antes de nadar, pois isso aumenta os riscos de lesões, evite mergulhar em águas turvas e nunca empurre ou jogue outras pessoas na água”.