Um cidadão brasileiro decidiu fazer uma tatuagem na perna retratando o submarino Titan, que implodiu no Oceano Atlântico durante uma expedição turística com cinco pessoas que pretendiam explorar os destroços do Titanic. O tatuador Marcelo Venturini, de Villa Velha (ES), realizou o desenho na perna do cliente na quinta-feira (22/06).
De acordo com o tatuador, o cliente Wilber Murilane chegou ao estúdio para mais uma sessão do projeto de cobrir sua perna direita com desenhos relacionados ao fundo do mar, como peixes e tubarões. Tanto o cliente quanto o tatuador já tinham a ideia de tatuar um submarino, e devido ao caso que ganhou repercussão internacional, decidiram optar pelo desenho do Titan.
“Foi uma coincidência. O tatuador me deu a ideia de preencher o espaço com um submarino, então já tínhamos a intenção de colocar um. Quando estávamos prestes a fazer o desenho, considerando esse acontecimento, decidimos incorporá-lo”, explicou Wilber, conforme relatado ao g1. Assista ao vídeo abaixo: [inserir link do vídeo]
No último domingo (18), o submarino Titan desapareceu durante uma expedição para explorar os destroços do navio Titanic. A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que os destroços do submarino que implodiu foram encontrados nesta quinta-feira (22). Infelizmente, os cinco tripulantes a bordo faleceram.
Diante dos comentários nas redes sociais, nos quais algumas pessoas torciam pelas buscas enquanto outras faziam memes sobre o desaparecimento, Marcelo destacou que a intenção por trás da tatuagem do submarino Titan não é zombar do ocorrido.
“Na verdade, é uma história triste. Não é motivo para piadas. Não estamos felizes com tudo o que aconteceu. Eu apenas precisava preencher o espaço e sugeri a ideia. Poderíamos ter escolhido outro submarino ou até mesmo um navio afundado, qualquer outra coisa. No entanto, devido ao incidente, ele concordou em fazer essa tatuagem. Além disso, ocorreu exatamente quando o oxigênio se esgotou”, explicou o tatuador Marcelo Venturini, em entrevista ao g1.
Para ver o vídeo CLIQUE AQUI!
Vídeo que ‘mostra’ implosão de submarino é um dos mais assistidos do mundo: ‘é mais fácil morrer no fundo do mar’
Um vídeo de apenas seis segundos que retrata a implosão de um submarino se tornou um dos vídeos mais assistidos do mundo, acumulando mais de 48,8 milhões de visualizações no TikTok. Essa animação em 3D mostra o submarino da empresa OceanGate e foi compartilhada na página da Starfield Studio, no TikTok, antes mesmo da confirmação da Guarda Costeira dos Estados Unidos de que “todos os destroços encontrados indicam uma implosão catastrófica da embarcação”.
Até esta sexta-feira (23), o vídeo já havia alcançado mais de 2,6 milhões de curtidas, 39 mil comentários e 307 mil compartilhamentos, deixando claro o desfecho trágico para os cinco tripulantes que perderam suas vidas durante a expedição aos destroços do Titanic, a bordo do submersível Titan, pertencente à empresa OceanGate.
O estúdio explica no vídeo que, devido ao colapso instantâneo causado pela pressão, o casco do submarino aqueceria rapidamente o ar em seu interior até atingir aproximadamente a temperatura da superfície do sol, enquanto uma parede de metal e água do mar se comprimiria de um lado ao outro da embarcação em cerca de 30 milissegundos.
Conforme explicado pelo engenheiro naval e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Thiago Tancredo, em entrevista à Itatiaia, “é mais fácil morrer no fundo do mar do que no espaço”. Ele acrescenta: “A água é um ambiente extremamente hostil, e a água pressurizada é ainda mais agressiva.”