Silvana Taques, a mãe de Larissa Manoela, elucidou o uso da expressão “família macumbeira,” que mencionou no final do ano de 2023 em uma mensagem direcionada à sua filha, referindo-se aos pais de seu genro, o ator André Luiz Frambach.
Em um breve comunicado enviado ao programa Fofocalizando, do SBT, Silvana esclareceu: “As palavras foram proferidas em um momento de profunda tristeza e não tive a intenção de causar qualquer ofensa.” Além disso, ela compartilhou com o programa que estava em consulta com os seus advogados em relação a uma queixa-crime levantada alegando suposta intolerância religiosa.
A denúncia foi levantada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio de Janeiro em colaboração com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). Uma seção da solicitação enfatiza que “a manifestação deste ato discriminatório reflete formas contemporâneas de racismo, buscando salvaguardar a integridade dos direitos pessoais, como a fundamental dignidade inerente a cada ser humano.”
O documento é firmado pelos advogados Carlos Nicodemos Oliveira Silva e Maria Fernanda Fernandes Cunha, que são especialistas em direitos humanos e que também representam a comissão.
“O incidente indica uma atitude de discriminação. […] Isso demanda que as autoridades policiais conduzam uma investigação para determinar não apenas a identidade da pessoa envolvida e as circunstâncias em que se deu a declaração, mas também identificar aqueles que estão difundindo essa mensagem”, observou Carlos Nicodemos durante uma conversa com a equipe do Splash.
As autoridades estão conduzindo uma investigação sobre uma suposta mensagem que contém termos ofensivos, alegadamente enviada por Silvana para a atriz na véspera de Natal do ano de 2022. O teor da mensagem foi divulgado com exclusividade pelo colunista de Splash, Lucas Pasin. De acordo com o relato, Silvana teria zombado da religião do namorado da atriz, André Luiz Frambach, na mensagem. O texto diz: “Esqueci de te desejar… que você tenha um ótimo Natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk”.
Essa frase foi proferida em uma continuação de diálogo entre Silvana e Larissa, que foi transmitido no programa do Fantástico no domingo passado (20). Depois de receber uma mensagem na qual a atriz desejou um Feliz Natal e expressou pesar pela ausência dos pais na casa de Frambach, a mãe respondeu à atriz mandando-a “ir à merda”.
Larissa Manoela vem de uma família com o seu pai que é evangélico e com a sua mãe que é católica. Ela também frequentou um colégio adventista durante a sua infância (associado à Igreja Adventista do Sétimo Dia), mas também segue a fé católica. Por outro lado, André Luiz Frambach e sua família têm crenças na doutrina espírita.
Nesta última quarta-feira (23), Silvana Taques, que é pedagoga e mãe da atriz Larissa Manoela, recebeu uma intimação para prestar depoimento à Polícia Civil do Rio de Janeiro. A intimação faz parte de um inquérito que busca investigar a suspeita de intolerância religiosa. A notícia foi divulgada em primeira mão no programa Fofocalizando, no canal do SBT. A pedagoga tem um prazo de apenas três dias para conseguir comparecer à delegacia e fornecer os devidos esclarecimentos acerca de uma mensagem que ela mesma enviou à sua filha.