A pele é o maior órgão do nosso corpo, mas mesmo com todas as recomendações sobre como se deve cuidar desse órgão, são muito poucas pessoas que realmente dão o devido valor e tem o auto cuidado que a pele realmente precisa e merece.
Então, por isso resolvemos falar sobre isso hoje aqui nesse artigo. Pois, existem algumas manchas vermelhas que podem aparecer na sua pele, tanto manchas quanto bolinhas vermelhas e isso é um sinal que deve ser observado e cuidado.
E a Dra Tatiana foi quem esclareceu o quanto essas manchas e bolinhas vermelhas podem ou não ser preocupantes quando aparecem em nossa pele. Algumas delas realmente não representam risco algum, porém outras podem ser um sinal de alerta, vamos aprender agora a diferença.
Dermatoviroses
Geralmente aparecem por exemplo, em casos de Dengue e de Zika vírus, elas são bem fáceis de identificar, e se caso aparecerem na sua pele é só procurar o atendimento médico mais próximo de você.
Psoríase
A psoríase são manchas esbranquiçadas na pele, que ficam se escamando, além de coçarem bastante, mas tem tratamento médico adequado, basta você procurar uma unidade de saúde mais próxima de você.
Alergias
As alergias são manchas vermelhas na pele e que geralmente são ocasionadas por picadas de insetos, ou ingestão de remédios ou alimentos, os quais você tenha alguma alergia específica, e aí acaba surgindo também em sua pele uma reação.
Câncer de Pele
As manchas e sinais vermelhos na pele, já podem querer indicar algo mais grave e mais sério, como por exemplo um melanoma, porém somente um médico poderá fazer uma avaliação correta sobre esse assunto.
Lupus
O lupus é uma doença autoimune, e essa doença pode acabar fazendo surgir manchas na pele de quem é acometido, mas, além disso, essa doença danifica órgãos como pulmão e coração, além das articulações também.