‘Guerreira e mestra’ : famosos lamentam morte de Neusa Maria Faro, relembre os principais trabalhos na TV

No início deste sábado (8), faleceu a renomada atriz Neusa Maria Faro, aos 78 anos. Ela se destacou amplamente perante o público ao participar de diversas novelas de Walcyr Carrasco, como “Fascinação”, Alma Gêmea, Caras & Bocas, Morde & Assopra, Gabriela, Amor à Vida e Êta Mundo Bom, sendo este último seu trabalho mais recente na emissora Globo.

O ator e diretor Pedro Leão confirmou o falecimento da atriz por meio das redes sociais, compartilhando a triste notícia.

Outros famosos como Bárbara Paz, Reynaldo Gianecchini, Marisa Orth e Nany People publicaram homenagens à atriz

“Neusa guerreira e mestra!!! Obrigada por tudo!!!”, disse a humorista Nany People.

“Lamentavelmente, perdemos a estimada Neusa Maria Faro. Uma atriz excepcional. Incrivelmente talentosa. De qualidade inigualável. Uma mulher dedicada ao teatro. Querida amiga. Um carinhoso beijo, Neusa.”

A atriz Tássia Camargo expressou sua tristeza pela perda de uma amiga:

“Estou me despedindo de queridos amigos e talentosos atores. Ontem, nossa querida @neusamariafaro partiu. Ela seguirá para outra dimensão, deixando um legado de grandes produções teatrais. Minhas condolências à família e aos amigos em comum. Que descanse em paz, e envie um beijo ao Antunes, à Rita, ao Jô, ao Zé Celso… E… E até quando?”

O autor Paulo Betti também compartilhou sua lamentação sobre o falecimento no Instagram:

Neusa Maria Faro nos deixou! Ela foi uma atriz do teatro amador em Sorocaba. Tive o prazer de vê-la na incrível produção do Teatro do Sesi, na peça “Nossa Cidade”, escrita por Thorton Wilder, onde ela interpretou a personagem heroína, Emily, que falece durante o parto. Isso foi no final dos anos 60. Neusa era uma artista versátil e talentosa. Além de atriz, também era pianista, dubladora e compositora. Ela se formou na Escola de Arte Dramática da USP. A mãe dela possuía uma escola de declamação na rua Tamandaré ou Cesario Mota. A placa na frente da modesta casa era inesquecível: “Escola de Declamação Guilherme de Almeida”. Descanse em paz.

O corpo da atriz está será enterrado na manhã neste sábado (8) no Cemitério Municipal de Valinhos, no interior de São Paulo.

Atriz e dubladora

Neusa iniciou sua carreira na televisão em 1974 e, além de atuar, também se dedicou à dublagem. Ela ficou famosa por seu papel como Divina na novela “Alma Gêmea”. Divina era a proprietária de uma pensão e conquistou o público com sua famosa frase “Oswaldo não fala assim com a mamãe”, sempre que seu marido Oswaldo (interpretado por Fúlvio Stefanini) discutia com sua sogra Ofélia (interpretada por Nicette Bruno). Divina era uma mulher extremamente confiante, convencida de que todos os homens a desejavam, o que causava ciúmes em seu marido.

Na Rede Globo, um de seus papéis mais aclamados foi como a personagem Divina Santini na novela “Alma Gêmea” (2005). Ela se tornou conhecida pelo seu bordão “Oswaldo, não fale assim com a mamãe”, contracenando com Fúlvio Stefafini e Nicette Bruno.

Durante sua passagem pela Globo, Neusa participou de várias novelas, incluindo “O Profeta” (2006), “Caras & Bocas” (2009), “Morde & Assopra” (2011) e “Amor à Vida” (2013).

Além de sua carreira na televisão, Neusa também se destacou em diversas produções teatrais. Em 2022, ela esteve em destaque na peça “Gaslight – Uma Relação Tóxica”, que contou com a participação de Jô Soares, um dos seus últimos trabalhos.

No âmbito cinematográfico, Neusa brilhou ao interpretar Maria em “O Segredo de Davi” (2018), o que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Los Angeles Brazilian Film Festival.