Laranjinha será expulso de A Fazenda por ameaçar Lucas?

Darlan Cunha e Lucas Souza envolveram-se em um confronto acalorado com gritos e trocas de insultos na madrugada de quarta-feira (4), imediatamente após a formação da Roça no programa A Fazenda 15. Durante a discussão, o ator fez uma ameaça ao ex-marido de Jojo Todynho, mencionando a possibilidade de enfrentá-lo fora do confinamento, inclusive insinuando a violência física. Nas redes sociais, o público tem solicitado a expulsão de Laranjinha. Mas o que está estipulado no contrato? Aqui está a resposta.

Apesar de Rodrigo Carelli ter afirmado durante a coletiva de imprensa do reality show, realizada pouco antes da estreia, que as regras de convivência para os participantes desta temporada foram reforçadas devido a excessos cometidos por Deolane Bezerra em A Fazenda 14 – situações que frequentemente flertaram com ações criminosas -, levando muitos a acreditar que ameaças à integridade física estariam incluídas nesse contexto. No entanto, a realidade não é tão simples.

A análise do contrato de um dos participantes desta edição revelou a presença da palavra “ameaça” em duas ocasiões específicas. A primeira ocorre ao listar ações passíveis de advertência, enquanto a segunda a menciona em relação a comportamentos sujeitos a punições rigorosas. No entanto, em nenhum desses contextos está explicitado que a ameaça automática resultaria na expulsão imediata. A situação será submetida a uma avaliação detalhada.

O contrato estabelece: “Em caso de conduta ilegal ou má conduta, de acordo com a avaliação exclusiva da Record, incluindo, mas não se limitando a, causar dano ou ameaçar causar dano a outros competidores ou à equipe de produção, comportamento violento, seja físico ou verbal, ato criminoso ou trapaça”. Essa é a descrição contida no parágrafo que aborda advertências.

O parágrafo contido na lista de ações sujeitas a punições severas ou expulsão menciona situações como assédio, agressão física e/ou verbal, bem como ameaça à integridade física de outro competidor, a critério da produção. É crucial ressaltar que, em ambos os casos, as circunstâncias serão sempre submetidas à avaliação da equipe de Rodrigo Carelli, que determinará a gravidade da ameaça antes de tomar uma decisão mais assertiva.

Quando se trata do histórico do reality show, as declarações de Darlan têm grandes chances de serem consideradas leves, uma vez que esse tipo de discurso ocorre anualmente, não apenas em A Fazenda, mas também no Big Brother Brasil. Na Globo, tais situações geralmente não resultam em expulsão.

Durante o acalorado confronto entre os participantes, ocorreu uma intensa troca de insultos com Darlan e Lucas visivelmente exaltados. No entanto, em um momento específico, o ator declarou: “Aqui dentro nós discutimos. Lá fora, vou lidar com você.” O ex-marido de Jojo Todynho enfatizou: “Isso… Isso… Ameaça”, enquanto era contido por Rachel Sheherazade.

É igualmente relevante mencionar as declarações de Rodrigo Carelli durante a coletiva de imprensa do reality show. A mídia havia apontado o aumento da agressividade na temporada anterior, e o diretor ressaltou que havia reforçado as regras do jogo, mas em nenhum momento afirmou categoricamente que ameaças resultariam em expulsão.

“Não há tal regra, tal contrato que estabeleça um limite específico para as falas…”, esclareceu o diretor ao ser indagado sobre os limites das declarações agressivas dos participantes. “A delicadeza está aí”, acrescentou.

Portanto, mesmo que os fãs do reality show estejam descontentes com Darlan Cunha e desejem sua expulsão, suas palavras não levarão a essa medida. Até o momento, a única forma de removê-lo é através da votação.