Uma das pessoas suspeitas de participação no assassinato dos médicos em um quiosque na Barra na madrugada de 5 de outubro foi identificada pela mãe ao visualizar as gravações das câmeras de segurança do local.
Durante seu depoimento à polícia, a mãe confirmou que seu filho tinha vínculos com o tráfico e foi morto após o crime. Essas revelações encerraram a investigação policial relacionada ao caso, conforme relato do jornal O Globo.
Os quatro indivíduos suspeitos de perpetrar o assassinato dos ortopedistas, que estavam na cidade do Rio de Janeiro para um congresso, também encontraram um destino trágico apenas 12 horas após o crime. Philip Motta Pereira, conhecido como Lesk, de 38 anos, foi descoberto na mala de um veículo Toyota Yaris na Gardênia Azul. Além disso, outros três corpos foram localizados em um carro abandonado na Rua Abrahão Jabour, próximo ao Riocentro: Ryan Soares de Almeida, de 21 anos, associado próximo de Lesk, foi encontrado dentro de um HRV também abandonado na Rua Abraão Jabour, no Camorim, junto com Thiago Lopes da Silva e Pablo dos Reis.
Todos os envolvidos eram supostamente membros da maior facção criminosa do Rio de Janeiro e teriam sido executados como uma forma de punição pelo próprio grupo, alegadamente devido à confusão que levou os criminosos a acreditar que um dos médicos era, na verdade, um miliciano local.
De acordo com as investigações, o ortopedista Perseu Ribeiro Almeida teria sido equivocadamente confundido com o miliciano Taillon de Alcântara Pereira Barbosa. Taillon estava detido e, em 29 de setembro, obteve liberdade condicional. Esse paramilitar residia nas proximidades do quiosque onde os médicos foram tragicamente assassinados e era conhecido por frequentar o local.
As autoridades policiais têm indícios de que Juan Breno Malta Ramos Rodrigues, apelidado de BMW, tenha envolvimento no ataque contra os médicos. Em uma comunicação interceptada pelas equipes de investigação, o ex-miliciano, que agora atua como traficante, tentava localizar o quiosque onde se acreditava que Taillon estivesse.