Médico confirma que Faustão está se recuperando bem e inclusive “já quer andar”

O profissional médico, o cardiologista Fernando Bacal, forneceu uma atualização sobre a condição de saúde do apresentador Faustão, que está em processo de recuperação após passar por um transplante cardíaco. De acordo com o médico, Faustão já está demonstrando interesse em retomar a atividade de caminhar.

O cardiologista, Dr. Fernando Bacal, encarregado do cuidado de Fausto Silva, compartilhou uma atualização sobre a condição de saúde do apresentador e compartilhou informações pertinentes sobre sua recuperação. No domingo passado (27/8), Faustão passou por um transplante de coração.

“Segundo o relato de Fernando Bacal ao jornal O Globo, ele está em boas condições, progredindo conforme o previsto, com o coração apresentando um bom funcionamento e mantendo a consciência. Já demonstra vontade de se levantar e caminhar”, afirmou o cardiologista.

Bacal acrescentou que o apresentador permanece sob observação, com a esperança de que sua condição melhore a ponto de permitir sua alta em um futuro próximo. Além disso, ele esclareceu que o paciente está mostrando uma evolução favorável e mantendo conversas regulares com seus familiares.

O relatório divulgado na última terça-feira (29/8) comunicou que Faustão “foi retirado do tubo de ventilação pela manhã e agora respira de forma autônoma, sem ajuda de dispositivos”.

Identificado como o doador do coração de Faustão, o jogador de futebol amador de 35 anos de idade que faleceu em Santos no sábado teve seus órgãos doados pela família. O coração foi transplantado para o apresentador no domingo.

Na cidade de São Paulo, Fábio Cordeiro da Silva, de 35 anos, jogador de futebol amador, faleceu no sábado devido a um AVC em Santos, no litoral paulista. Ele é considerado como a possível fonte do coração que foi transplantado no apresentador Fausto Silva, de 73 anos de idade, no último domingo (27/8).

Entre seus companheiros de futebol amador, Fábio, carinhosamente conhecido como Esquerdinha, sofreu um AVC na quarta-feira passada (23/8) enquanto estava ocupado como azulejista em um apartamento. Sem companhia, ele permaneceu inacessível até que a equipe de colegas de trabalho, com quem estava realizando uma obra, o encontrasse no dia seguinte (24/8).

Apesar de estar consciente, a paralisia do lado direito do corpo acometeu o atleta, que foi conduzido à Casa de Saúde de Santos, onde uma intervenção cirúrgica cerebral foi realizada. Infelizmente, no sábado de manhã, Fábio foi declarado com morte cerebral. Nesse contexto, a família optou por uma nobre ação, decidindo doar seus órgãos.

De acordo com relatos de familiares, entre os órgãos que foram generosamente doados, inclui-se o coração. Ainda que a Secretaria de Estado da Saúde não possa oficialmente confirmar essa informação, há indícios de que Fábio possa ter sido o doador para Faustão, uma vez que o coração recebido pelo apresentador chegou via helicóptero proveniente de Santos.

O Hospital Albert Einstein divulgou que a unidade foi acionada pela Central de Transplantes do Estado durante a madrugada de domingo, dando início à avaliação da compatibilidade do órgão, com base no tipo sanguíneo B.

Residente em Mongaguá, uma localidade também na Baixada Santista, Fábio nutria um grande amor pelo futebol. Sua trajetória incluiu passagens por diversos times de futebol amador da região. Devido à sua atuação no campo esquerdo, ele ganhou o apelido carinhoso de “Esquerdinha” entre seus colegas.

Relatam os familiares que, aproximadamente um mês atrás, Fábio decidiu dar um intervalo nas suas atividades futebolísticas para submeter-se a exames médicos, pois havia sentido mal-estar em algumas partidas. Após os testes não terem revelado anomalias, ele retornou ao campo. Sua última participação em uma partida ocorreu no domingo anterior ao seu falecimento (20/8).