A Advocacia-Geral da União (AGU) respondeu à disseminação de notícias falsas após o transplante do apresentador Fausto Silva e adotou ações. A instituição instruiu a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a identificar e aplicar medidas punitivas contra os responsáveis pela propagação das informações inverídicas relacionadas a Faustão.
Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), expressou através das redes sociais sua preocupação com as informações falsas referentes ao transplante realizado por Fausto Silva. Ele ressaltou a crescente disseminação de notícias falsas relacionadas ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e anunciou que instruiu a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) a avaliar a situação e agir prontamente para preservar essa importante política pública nacional. Sua mensagem enfatiza o compromisso com a proteção e integridade das informações relacionadas ao tema.
No contexto do caso de Faustão, devido à sua condição de saúde crítica, ele foi automaticamente incluído no grupo prioritário. Quando o órgão doador ficou disponível, o Sistema Único de Saúde (SUS) identificou 12 possíveis pacientes que se enquadravam nos critérios para receber o coração. Dentre esses pacientes, quatro possuíam prioridade, e Faustão ocupava a segunda posição nessa lista.
É importante destacar que as condições clínicas essenciais para o transplante não são influenciadas por privilégios relacionados à notoriedade pública ou à situação financeira.
Faustão já quer ir para casa
Faustão encontra-se atualmente hospitalizado no Hospital Sírio Libanês, localizado em São Paulo, após ter passado por um procedimento de transplante de coração. A cirurgia foi realizada há três dias, e o apresentador tem apresentado uma boa recuperação durante o período pós-operatório.
O cardiologista Fernando Bacal, responsável pelo cuidado de Fausto, concedeu uma entrevista ao jornal O Globo, abordando a progressão do estado de saúde do paciente.
“Ele está em boas condições, progredindo conforme o previsto, com o coração apresentando bom funcionamento e mantendo a consciência. Ele já está ansioso para começar a se movimentar”, afirmou o médico.
Na tarde de terça-feira, 29 de agosto, um novo comunicado médico foi divulgado aos profissionais da imprensa.
“Após o transplante de coração que ocorreu no último domingo (27/08) no Hospital Israelita Albert Einstein, Fausto Silva teve o tubo de respiração removido na manhã de hoje e está respirando de forma autônoma. O paciente está consciente, mantendo conversas normais e apresentando adequada função cardíaca. Ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva”, informava o comunicado.
Antes do transplante
No dia 27, foi realizado o transplante de coração. Segundo o colunista Flavio Ricco, do R7, Fausto Silva demonstrou coragem, calma e otimismo em relação ao que virá. Faustão até abordou seus planos para o futuro após a recuperação completa. Ele manifestou a intenção de não retomar um programa de TV nos moldes anteriores, como sempre fez, mas sim de aparecer ocasionalmente como convidado.
Conforme relatado por Flavio Ricco, Fausto Silva reiterou sua intenção de realizar uma visita à Record TV, que havia sido adiada devido à sua internação. Além disso, ele planeja participar do programa “Roda Viva”, na TV Cultura, a convite do presidente da Fundação Padre Anchieta e seu amigo, José Roberto Maluf. Nessa ocasião, Faustão pretende discutir sua experiência recente e abordar a relevância da doação de órgãos.
De acordo com as informações, Fausto Silva planeja lançar um programa digital com o propósito de abordar a importância da doação de órgãos. Ele estará acompanhado pelos médicos Fernando Bacal e Fábio Antônio Gaiotto, bem como por outros especialistas no assunto. O programa terá como foco central conscientizar sobre a relevância da doação de órgãos.
Além disso, segundo as informações de Flavio Ricco, Fausto Silva concordou em ser o apresentador do Festival Marília Mendonça, junto com seu filho João. Esse festival está sendo organizado por Leo Dias e está programado para ocorrer no dia 24 de outubro, em Goiânia.