O ator e surfista Tamayo Perry, (foto no fim do artigo) conhecido por integrar o elenco do filme Piratas do Caribe, faleceu no último fim de semana após ser atacado por um tubarão perto de Oahu, no Havaí, Estados Unidos. Perry, que tinha 49 anos e fez carreira como surfista, também atuava como socorrista para a Agência de Segurança Oceânica de Honolulu desde 2016.
Segundo informações da Sky News, o incidente foi relatado por uma testemunha que estava presente no local e ligou para os serviços de emergência informando sobre o ataque. As equipes de resgate chegaram rapidamente e conseguiram trazer Perry de volta à costa, porém, infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
Após sua morte, o diretor do órgão, Kurt Lager, declarou que o surfista era amado por todos. “Ele era muito conhecido na costa norte. É um surfista profissional conhecido em todo o mundo. A personalidade de Tamayo era contagiosa, e por mais que a gente o amasse, ele amava todo mundo ainda mais”, disse.
Saiba mais:

O número de ataques de tubarão tem aumentado consistentemente ao longo de mais de um século.
De acordo com o Arquivo Internacional sobre Ataques de Tubarão do Museu de História Natural da Flórida, nos EUA, o número de ataques não provocados tem crescido de forma contínua desde 1900. A cada década, registra-se um aumento em relação à década anterior.
Durante os últimos verões, houve diversos ataques de tubarão nos EUA, desde a Carolina do Norte até o Havaí. Apesar disso, as autoridades garantem que as praias continuam seguras, pois tais incidentes são estatisticamente muito raros. Segundo o museu, a probabilidade de uma pessoa ser atacada por um tubarão enquanto nada no oceano é de apenas uma em 11,5 milhões.
Recentemente, autoridades da praia na Carolina do Norte anunciaram que tubarões que demonstrarem comportamento agressivo, como nadar até 30 metros da costa, poderão ser sacrificados. Essa medida foi criticada por especialistas em tubarões, que argumentam que os animais envolvidos nos ataques provavelmente não permaneceriam na região por muito tempo.
Aqui estão alguns outros aspectos importantes a serem considerados sobre ataques de tubarões.
Quais tubarões atacam seres humanos?
George Burgess, pesquisador de ataques de tubarões no Museu de História Natural da Flórida, aponta que os incidentes em praias geralmente são causados por tubarões-tigre ou tubarões-touro. Estas espécies são frequentemente encontradas ao longo da costa e têm sido conhecidas por ocasionalmente atacar pessoas.
Os tubarões-brancos, famosos pelo filme “Tubarão”, também são responsáveis por ataques em algumas ocasiões. Outras espécies de tubarões envolvidas em incidentes ao redor do mundo nos últimos anos incluem o tubarão-mako, o tubarão-enfermeiro, o tubarão-limão e o tubarão-galha-preta.
Por que os tubarões atacam pessoas?
Burgess esclarece em seu site que “os humanos não fazem parte da dieta dos tubarões. Eles atacam pessoas por curiosidade ou para se defender”.
Como resultado, a maioria dos incidentes ao longo do tempo tem sido o que chamamos de ataques “provocados”, ocorrendo durante caças submarinas ou quando pessoas tentam capturar ou libertar um tubarão preso em uma linha ou rede de pesca. Nos ataques não provocados, os animais geralmente confundem pessoas com suas presas normais, muitas vezes devido à baixa visibilidade. Surfistas são frequentemente vítimas desses ataques, possivelmente porque passam longos períodos na água e se movimentam de maneira que pode ser interpretada pelos tubarões como presas, especialmente quando há respingos de água.
