Assassinado de forma cruel, Roberto (Cauê Campos) só partirá para o mundo espiritual quando a justiça for realmente feita em Pantanal. Por sua vez, seu assassino, Solano (Rafa Sieg), será encurralado, degolado e decapitado por uma onça gigante e raivosa. Não uma onça qualquer, mas uma bem específica, que não aceitará a presença daquele pistoleiro em sua tapera. Juma (Alanis Guillen) vai ficar com sede de vingança e cometerá o crime horrível na novela do horário nobre da Globo.
O pistoleiro traçará seu destino quando fizer um pacto sujo com Tenório (Murilo Benício). Em cenas que devem ser transmitidas na próxima segunda-feira (5), o grileiro contratará o matador para dar fim de uma lista extensa de vítimas que vão desde Maria Bruaca (Isabel Teixeira) até José Lucas (Irandhir Santos).
O filho mais velho de José Leôncio (Marcos Palmeira), também, chegará a levar um tiro do vilão, porém será salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado).
Durante o período na fazenda do patrão, o forasteiro acabará realizando uma morte não planejada. A certa altura, Roberto começará a desconfiar das intenções do recém-chegado – para o restante da família de Tenório, o malfeitor se apresentará como um mero capataz.
Solano vai entrar em grande agonia. Um dia, ele convidará a filha mais nova para um passeio de barco. A sucuri que cuida do Pantanal tentará deter o bandido, que cairá do barco e quase levará um ataque. No entanto, ele sairá ileso e, enquanto se debate desesperado para subir de volta, derrubará o patrãozinho no rio. Sem piedade, ele ligará o motor e deixará o rapaz lá, afogando-se. O cafajeste ainda terá a cara de pau de culpar a cobra pelo ocorrido.
Embora esteja muito abatida, Zuleica (Aline Borges) desconfiará da história. Tanto ela quanto outros habitantes da região começarão a desconfiar do forasteiro. Diante disso, ele se ver obrigado a procurar fuga, porém prometerá ao patrão que só deixará o bioma quando cumprir o acordo combinado. Pressionado, o crápula começará a morar na tapera de Juma que, a essa altura, estará sem ninguém.
Na tapera, ele vai receber uma visita do Velho do Rio, que vai orienta-lo a não dar mais tiros ou ele mesmo encontrará a morte. A segunda aparição no casebre não será tão bom assim. Juma fará uma visita ao sua antiga casa e será pega de surpresa pelo vilão, que ameaçará mantê-la presa. Juma, então, se transformará em onça e matará o bandido.