Papa Francisco é internado às pressas com infecção respiratória

O Papa Francisco, com 86 anos de idade, precisou ser internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, na tarde desta quarta-feira, 29. De acordo com informações divulgadas pelo Vaticano, o pontífice argentino está com uma infecção respiratória que requererá alguns dias de tratamento médico adequado no hospital.

”Nos últimos dias, o papa Francisco vinha sofrendo de algumas dificuldades respiratórias, e nesta tarde ele foi ao Policlinico A. Gemelli para se submeter a alguns exames”, dizia a nota.

O representante do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou que a possibilidade de infecção por Covid-19 foi descartada no caso do papa Francisco, que foi internado no Hospital Agostino Gemelli em Roma, devido a uma infecção respiratória.

“Os testes mostraram que ele tinha uma infecção pulmonar que exigirá vários dias de terapia médica”, relatou Bruni.

O Vaticano não informou a duração da internação do papa no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde ele também foi submetido a uma cirurgia em 2021. No entanto, foi anunciado que suas audiências de quinta e sexta-feira foram canceladas, levantando preocupações sobre sua participação nos serviços da Semana Santa a partir do próximo domingo. “O Santo Padre está em Gemelli desde esta tarde para alguns exames agendados”, início declarando Bruni.

Durante a audiência geral de quarta-feira, o papa Francisco aparentava estar em relativa boa saúde, apesar de ter feito algumas caretas ao entrar e sair do papamóvel.

Dores no peito

Após realizar uma tomografia, o papa Francisco foi diagnosticado sem nenhum problema cardíaco, assim como exames para verificar problemas respiratórios também não geraram preocupações, o que aliviou seus assessores, de acordo com a agência de notícias italiana Ansa.

A saturação de oxigênio no sangue também foi relatada como normal por fontes médicas. Conforme o jornal Corriere della Sera, o papa começou a sentir dores no peito e dificuldades respiratórias imediatamente após a audiência geral na Praça de São Pedro na quarta-feira, e foi aconselhado a procurar o serviço de cardiologia do Hospital Agostino Gemelli para fazer exames. O tempo que o papa permanecerá no hospital ainda não foi informado.