Rafael Cardoso foi hospitalizado devido a uma celulite infecciosa e está sendo tratado com antibióticos. Embora esteja se recuperando bem, o ator terá que permanecer no hospital até a quarta-feira de cinzas (22). Ele foi admitido em um hospital no Rio de Janeiro na terça-feira (14) e postou um vídeo na companhia de sua nova namorada, a modelo Vivian Linhares. De acordo com a assessoria de imprensa do ator, a celulite se desenvolveu a partir de uma foliculite (inflamação dos folículos pilosos) entre o rosto e o pescoço.
Devido a um problema congênito no coração e uma cirurgia para implantar um desfibrilador em 2021, a equipe médica de Cardoso está monitorando o risco de endocardite, uma inflamação na membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas. Como resultado, eles decidiram mantê-lo hospitalizado. O tratamento, que envolve a administração de antibióticos por via intravenosa, deverá durar sete dias.
Anteriormente, o ator estava escalado para interpretar o vilão de “Amor perfeito”, a próxima novela das 18h da Globo. No entanto, devido ao processo de separação de Mariana Bridi e a sua mudança de residência, ele pediu para ser desligado da produção. O papel agora será interpretado por Thiago Lacerda.
Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a assessoria de imprensa de Rafael Cardoso informou que o ator inicialmente estava com uma foliculite entre o rosto e o pescoço, que acabou evoluindo para uma celulite. Devido à sua condição prévia de miocardiopatia hipertrófica congênita e à cirurgia realizada em 2021 para implante de um desfibrilador cardíaco, a equipe médica optou por mantê-lo em observação.
Durante anos, Rafael Cardoso viveu sem sintomas da sua condição congênita chamada miocardiopatia hipertrófica. No entanto, após ser diagnosticado com Covid-19 em 2021, o ator descobriu que a doença estava causando fibrose em seu músculo cardíaco, o que aumentava o risco de morte súbita. Sua sogra, a jornalista Sônia Bridi, insistiu para que ele fizesse exames médicos para monitorar sua saúde, o que permitiu o diagnóstico e o tratamento da condição.
Em 2016, Rafael Cardoso havia descoberto que tinha miocardiopatia hipertrófica, uma doença cardíaca que se caracteriza pelo desenvolvimento excessivo do músculo do coração. No entanto, ele não monitorava a doença de perto e não apresentava sintomas, o que o levou a ignorar a condição até ser diagnosticado com Covid-19 em 2021.
Após o diagnóstico de fibrose em seu tecido cardíaco, o ator passou por uma cirurgia para implantar um desfibrilador. Em uma entrevista no programa “Mais Você” da Rede Globo, Rafael Cardoso admitiu ter negado a gravidade de sua condição e agradecido a insistência da sogra por salvá-lo da morte súbita. Ele também se emocionou ao falar da atitude materna de Sônia, algo que ele não teve presente desde a infância.
A miocardiopatia hipertrófica pode se manifestar por meio de sintomas como falta de ar, desmaios (especialmente durante ou após atividade física) e dor no peito. Diante desses sinais, é essencial procurar ajuda médica, uma vez que a condição pode causar arritmias e levar a uma morte súbita. Em alguns casos, a pessoa pode não apresentar sintomas e a doença só é descoberta durante um exame de rotina.