Última mensagem terceira vítima de febre maculosa é revelada: “tive que vir”

A dentista Evelyn Santos, de 28 anos, foi uma das vítimas fatais do surto de febre maculosa na Fazenda Santa Margarida, em Campinas (SP). Quando seus sintomas pioraram e ela decidiu procurar atendimento médico, Evelyn enviou mensagens angustiantes à família pelo WhatsApp. 

Campinas confirmou o surto da doença na fazenda, que foi fechada por 30 dias e teve seus eventos suspensos. Os responsáveis pelo local elaboraram um plano de ação para combater a doença e realizarão obras no estacionamento, que é apontado como possível fonte de contágio. Até o momento, quatro pessoas faleceram devido à infecção, e uma pessoa está internada. Além disso, há pelo menos 16 casos suspeitos de pessoas que frequentaram eventos na fazenda. 

Além de ser dentista, Evelyn também era professora de odontologia em uma faculdade. Em suas mensagens para a família, ela descreveu sua visita ao médico devido aos sintomas graves e à febre alta de 40ºC. 

“Estou no médico. Estou me sentindo muito mal. Sinto dores em todo o corpo e estou com uma febre alta. Durante a madrugada, a temperatura chegou a 40ºC. Minha febre estava muito alta, então tive que vir buscar ajuda. Eu nem conseguia ficar em pé”, dizia a mensagem enviada por Evelyn aos seus familiares. 

As mensagens foram obtidas com exclusividade pela EPTV e exibidas no programa Fantástico. Evelyn residia em Hortolândia e fez exames em um hospital particular de Campinas, passando por três unidades de saúde. Inicialmente, ela recebeu o diagnóstico de dengue. 

O noivo de Evelyn, o empresário Marcelo Borges, acredita que houve falhas na assistência prestada à jovem. “O médico disse que, pelos sintomas, poderia ser muitas coisas”, afirmou. 

O casal tinha planos de viajar para o Chile para comemorar o Dia dos Namorados, mas Evelyn faleceu em 8 de junho. A possibilidade de febre maculosa só foi considerada pela família após a notícia de outras duas pessoas que morreram depois de participar da Feijoada do Rosa na fazenda. 

Apenas no dia em que ela faleceu é que relacionamos tudo, porque surgiu a notícia do casal. O médico não investigou, ele não investigou. Ele sabia que não era dengue. Ele investigou até ter certeza de que não era dengue. Quando ele teve certeza de que não era dengue, ele disse: ‘então está tudo bem'”, lamentou o empresário. 

Pode ser uma gripe? Uma influenza? Pode. Pode ser dengue? Aqui, infelizmente, temos muitos casos de dengue, coincidentemente, pode. Pode ser o início de uma meningite? Pode ser sarampo? O sarampo também causa manchas vermelhas, e temos uma baixa cobertura vacinal. Ou seja, para algumas doenças, temos outros detalhes no exame físico que um médico treinado e qualificado deve estar ciente, mas, no início, febre e dor no corpo podem ser confusos“, explicou a médica. 

 
A infectologista Raquel Stucchi esclareceu que o diagnóstico da febre maculosa é desafiador devido à semelhança dos seus sintomas com os de outras doenças. Ela destacou que o tratamento com antibióticos para a febre maculosa é efetivo quando administrado no momento adequado. 

Rickettsia rickettsii. Os sintomas iniciais podem incluir febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, náuseas e vômitos. Com o avanço da doença, podem surgir manchas vermelhas na pele, especialmente nas palmas das mãos e plantas dos pés, daí o nome “maculosa”.