Aos 83 anos de idade, a atriz Aracy Balabanian nos deixou nesta segunda-feira, 7 de agosto, após uma batalha contra o câncer de pulmão, diagnóstico que recebeu no final do ano passado e que não conseguiu superar.
De acordo com uma nota publicada na coluna Play do jornal O Globo, o velório acontecerá em um teatro no Rio de Janeiro, marcado para terça-feira, 8 de agosto. O público terá a oportunidade de comparecer e prestar suas últimas homenagens a essa artista que nos presenteou com seu inigualável talento, deixando um legado de papéis memoráveis nas telas da TV, cinema e teatro.
O corpo da atriz será submetido à cremação, porém apenas familiares e amigos terão permissão para estar presentes durante esse momento. A atriz estava sob cuidados hospitalares em uma instituição na Gávea, localizada na zona sul do estado do Rio de Janeiro. A triste notícia do seu falecimento foi comunicada por seus entes queridos.
Nascida em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, a atriz iniciou sua trajetória na televisão atuando em uma versão teleteatral de “Antígona”, de Sófocles, para a TV Tupi, em 1965. A partir desse ponto, sua carreira só evoluiu. Ela estreou na Globo em 1972, na novela “O Primeiro Amor”. Entre os destaques mais notáveis de sua carreira estiveram as participações em “Rainha da Sucata” em 1990 e no icônico “Sai de Baixo” em 1996.
Na trama escrita por Silvio de Abreu, Aracy interpretou dona Armênia, uma mãe cuidadosa e protetora que sempre zelava por seus filhos. Em contraste, no seriado “Sai de Baixo”, deu vida à personagem Cassandra, que arrancava risadas dos espectadores, especialmente quando contracenava com Miguel Falabella. O ator compartilhou suas palavras a respeito do falecimento da atriz, expressando que foi uma verdadeira honra ter a oportunidade de compartilhar o palco com ela.