O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), resolveu quebrar o silêncio na tarde desta terça-feira (1º) após ser derrotado nas urnas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vale pontuar que, Bolsonaro é o primeiro chefe do Executivo que não consegue se reeleger desde a redemocratização.
Desse modo, o adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o primeiro a ocupar o cargo de chefe do Executivo pela terceira vez na história do Brasil. No entanto, vale ressaltar que a vitória não foi por uma margem confortável: a diferença entre os candidatos no segundo turno foi de 1,8 ponto percentual.
Desde que se consagrou o vencedor, o novo presidente passou a receber uma enxurradas de felicitações pelo novo mandato. Do outro lado, Bolsonaro seguiu em silêncio e até o momento não reconheceu a derrota nas eleições.
A falta de um posicionamento é visto como um dos motivos que inflamou ainda mais as manifestações que acarretaram caos às estradas por todo país desde domingo.
Confira o pronunciamento ao vivo. As imagens são exclusiva do canal CNN.
BOLSONARO E MINISTROS AVALIARAM DISCURSO
Na última segunda-feira (31), ministros de confianças do presidente se reuniram com ele no Palácio do Planalto e estudaram o discurso a ser lido pelo mandatário da República sobre o resultado das eleições, conforme com relato de auxiliares do chefe do Executivo.
Segundo com o que se sabe, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, das Comunicações, Fábio Faria, da Economia, Paulo Guedes, das Relações Internacionais, Carlos França, e a presidente da Caixa, Daniela Marques, se reuniram antes de encontrar com o presidente.
No encontro, os ministros redigiram um discurso para o presidente e se dirigiram ao gabinete de Bolsonaro apresentar o texto.
De acordo com aliados, Bolsonaro ainda se recusa a falar sobre como será sua atuação política durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.