‘Vou lutar até o final’, diz Cissa Guimarães sobre ordem de prisão dos envolvidos na morte de seu filho

Renata Ceribelli conduziu uma entrevista com a atriz no sul da Bahia, a qual será transmitida neste domingo (3) no programa Fantástico.

No domingo, dia 3, o programa Fantástico apresentará uma entrevista exclusiva com a atriz Cissa Guimarães. Durante a entrevista, a atriz discutirá a decisão judicial que determina o retorno à prisão de dois indivíduos condenados por sua participação no trágico atropelamento que resultou na morte de seu filho, Rafael Mascarenhas, em 2010. A conversa entre a atriz e a repórter Renata Ceribelli ocorreu em Caraíva, no sul da Bahia, onde Cissa Guimarães está aproveitando suas férias.

“Finalmente, Renata. Neste local que visitei inúmeras vezes com meu filho Rafael. Hoje, ao receber a notícia de que a justiça está prevalecendo, isso não é apenas para minha família, mas para todos nós. Tenho plena convicção disso. Sinto um grande alívio, a sensação de que a justiça foi cumprida e de dignidade para todos, para toda a sociedade brasileira”, expressou a atriz.

Cissa também mencionou sua expectativa em relação aos novos desdobramentos que o processo deve ter após essa determinação.

“Emerge uma mulher ainda mais resiliente, em honra à memória de meu filho e à dignidade de sua vida. Torno-me uma mulher ainda mais forte. Continuarei minha luta até o fim. Isso apenas fortaleceu minha determinação em levar tudo a seu término, até que eles cumpram a pena que lhes foi imposta”, concluiu.

Leia também..

Juiz ordena que os envolvidos na morte do filho de Cissa Guimarães se apresentem dentro de um prazo de 15 dias para cumprir pena

 No final de julho, a 16ª Vara Criminal do Rio de Janeiro acatou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e emitiu a ordem de execução da sentença definitiva que os encaminharia ao regime de prisão semiaberto.

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro ordenou que Rafael Bussamra e seu pai, Roberto Bussamra, sejam notificados para se apresentarem em até 15 dias a fim de iniciar o cumprimento de suas penas pelo envolvimento na morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz e apresentadora Cissa Guimarães.

Após treze anos da trágica morte de Rafael, que ocorreu em um atropelamento em um túnel na Zona Sul do Rio de Janeiro, os réus desse crime retornarão à prisão, agora em regime semiaberto.

No final de julho, a 16ª Vara Criminal do Rio, onde Rafael e Roberto foram originalmente condenados em primeira instância em 2015, acatou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e emitiu a carta de execução da sentença definitiva que os direcionaria ao regime de prisão semiaberto.

Numa sucessão de reviravoltas judiciais, diversas instâncias judiciais revisaram para baixo e depois para cima as penas impostas aos condenados. Rafael Bussamra é responsabilizado pelo atropelamento de Rafael em uma área que estava proibida para carros, enquanto Roberto Bussamra é acusado de subornar policiais militares presentes no local do acidente.

Desde o ano de 2015, os advogados de Rafael Bussamra e seu pai, Roberto Bussamra, recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) em busca de evitar a prisão, mas os recursos se esgotaram, e a possibilidade de retorno à prisão agora é iminente, mesmo que sua estadia anterior tenha durado menos de uma semana quando foram condenados.

O atropelamento

Rafael Mascarenhas foi vítima de um atropelamento na madrugada de 20 de julho de 2010, ocorrido no Túnel Acústico — que atualmente leva o nome do jovem e conecta a Gávea ao Túnel Zuzu Angel, em direção a São Conrado.

Naquela noite, as galerias do Túnel Acústico estavam fechadas para manutenção, uma prática que persiste até os dias de hoje. O jovem e seus amigos aproveitaram essa interdição para andar de skate e ganhar velocidade no declive do túnel.

No entanto, de acordo com as conclusões das investigações, Rafael Bussamra realizou uma manobra de retorno na contramão com o objetivo de acessar a área bloqueada que levava à Lagoa. Testemunhas também relataram que ele estava envolvido em uma corrida ilegal com amigos.

O veículo Siena conduzido por Bussamra colidiu com Mascarenhas a uma velocidade aproximada de 100 km/h. O skatista foi projetado a uma distância de 50 metros, enquanto o carro teve seu para-brisa e parte frontal completamente danificados. A vítima veio a falecer algumas horas depois.