Alcides (Juliano Cazarré) mostrará toda a sua raiva em Pantanal. Depois de tomar conhecimento de uma fofoca de Zefa (Paula Barbosa), o “fivela de respeito” decidirá fazer justiça com as próprias mãos e renderá Solano (Rafa Sieg) de maneira covarde. Embora por pouco não quebrar o jagunço ao meio, o boiadeiro acabará perdendo a chance de matar o assassino de Roberto (Cauê Campos) na novela do horário nobre da Globo.
Em cenas que estão agendadas para serem transmitidas já nos próximos capítulos, Zefa voltará a trabalhar na casa de Tenório (Murilo Benício), uma vez que ela não suportará mais conviver ao lado de Tadeu (José Loreto) devido as brigas que ele eles terão porque o peão não quer se casar.
Por lá, a funcionária achará uma arma escondida embaixo da cama de Solano e logo suspeitará que o capataz esteja envolvido no atentado que José Lucas (Irandhir Santos) sofreu. Determinada a evitar uma tragédia, ela procurará José Leôncio (Marcos Palmeira) para avisa-lo sobre a situação.
Indignados com o que vão ouvir das fofocas, Alcides e o ex-motorista decidem contar toda a história. Durante a madrugada, eles irão até o reduto do pai de Guta (Julia Dalavia), para procurar o local, mas não encontrarão o revólver do bandido. A dupla entregará o pistoleiro e o levará para a fazenda do rei do gado, onde será entregue.
O atual parceiro de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), vai aproveitar para desabafar a raiva e dar um tapa forte em Solano. No entanto, o capanga logo é resgatado por Tenório. Ao perceber o desaparecimento do funcionário, o vilão decidirá ir a uma fazenda próxima e conseguir convencer José Leôncio de que a família mentirá para se vingar dele.
O Todo-Poderoso do Pantanal tem plena confiança de que o pervertido expressará toda a verdade e vai pedir desculpas a Solano pela surra que sofreu. O pai de Jove (Jesuíta Barbosa), ainda vai presentear um cavalo ao matador de aluguel.
Resumo da semana
Segunda-feira, 9 de setembro de 2022 (Capítulo 145)
Filó não gostou da decisão de Juma dar à luz com a ajuda do Velho do Rio. Zuleica está pensando em voltar para São Paulo com os filhos. José Leôncio fica surpreso quando Jove manda José Lucas dar um auxilio de política ao prefeito e aos vereadores.
A família Tenório é surpreendida por uma trégua de paz proposta pelo ladrão de terras. Guta e Marcelo tentam convencer Maria Bruaca a negociar com Tenório. Tenório leva Solano a tirar a vida de José Leôncio e seus filhos imediatamente. Solano, tenta tirar imediatamente a vida de José Leôncio e seus filhos. Solano ensina Renato a atirar. Irma sente que a morte virá. Juma aconselha Zefa a conversar com Tadeu. Zefa decide voltar para a fazenda Tenório.
Terça-feira, 13 de setembro de 2022 (Capítulo 146)
Tadeu se recusa a seguir o conselho de Filó e não pede desculpas a Zefa. Renato tem segundas intenções de Zefa. José Leôncio diz a Jove que começa a levar a sério as propostas de José Lucas.
Renato tenta seduzir Zefa. Alcides diz a Maria Bruaca que Tenório quer traí-la. Filó se sente culpada pelo que ela disse a Zefa. Se ela confirmar que Maria Bruaca dormiu com Alcides, Tenório concorda em oferecer o salário que o funcionário pede. Tenório visita José Leôncio.
Quarta-feira, 14 de setembro de 2022 (Capítulo 147)
Tenório pede a José Leôncio e Mariana que convençam Maria Bruaca a não dividir a fazenda. Muda incita Alcides contra Tenório. Juma comenta sobre Mariana que não gostou de Solano. O Velho do Rio explica a Juma que é importante que ela esteja na tapera na hora do parto.
Zefa reage ao assédio de Renato. Depois, observa sua conversa com Solano e fica apavorada. José Leôncio avisa que Maria Bruaca está divorciada e abandona sua fazenda. Ela diz a Alcides que eles vão começar a vida em Sarandi e exige ao peão que esqueça a vingança contra Tenório. Renato pergunta a Tenório sobre a herança de Zuleica.
Quinta-feira, 15 de setembro de 2022 (Capítulo 148)
Muda não quer saber que Maria Bruaca ficará com as terras que pertenciam à sua família. Renato quer tirar a vida de Tadeu. José Leôncio demonstra cansaço e preocupa a todos. Zefa volta à fazenda de José Leôncio. Guta conta a Zuleica e Tenório que Zefa foi embora porque Renato estava abusando dela.
Zefa revela a José Leôncio que Solano é um assassino e que o fazendeiro foi jurado de morte. Muda insiste que Tibério faça algo para proteger seu chefe. Irma sente que duas pessoas morrerão. Tenório repreende Renato. Maria Bruaca confirma a José Leôncio que seu ex-marido era capaz de matá-lo.
Sexta-feira, 16 de setembro (Capítulo 149)
Filó pede a José Leôncio que não saia de sua residência. Juma aconselha Jove e os irmãos a tirar a vida de Tenório. Alcides ameaça Solano, enquanto Zaqueu procura uma arma no quarto do assassino. Zuleica culpa Renato por assediar Zefa.
Alcides faz Solano como refém e o leva para a fazenda de José Leôncio. Renato corrompe Zefa e José Leôncio, expulsa a menina de sua fazenda. Ari confirma a José Leôncio que nada contra Solano foi registrado na polícia. José Leôncio diz aos filhos que deve um pedido de desculpas a Tenório.