Michael Gambon, o Dumbledore de ‘Harry Potter’, morre aos 82 anos

O ator Michael Gambon, conhecido por seu papel como Alvo Dumbledore na saga “Harry Potter”, faleceu serenamente no hospital aos 82 anos, conforme anunciado pela família do artista nesta quinta-feira.

Michael Gambon morreu após agravamento de quadro de pneumonia

Clair Dobbs, agente de publicidade, emitiu um comunicado em nome da esposa do ator, Anne Gambon, e de seu filho, Fergus Gambon, para oficializar o falecimento.

“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um agravamento [de um quadro] de pneumonia”, diz a nota, reproduzida por vários jornais britânicos, como o “The Sun”.

A família de Gambon solicitou que, neste momento de sofrimento, seja respeitada sua privacidade e expressou gratidão pelas mensagens de apoio e carinho.

Aposentadoria após problemas de memória

Em 2015, Gambon anunciou sua aposentadoria do teatro, principalmente devido a problemas de memória que o impediam de lembrar suas falas. Antes de tomar essa decisão, o ator chegou a usar um fone de ouvido conectado a um ponto no palco, temendo esquecer suas falas e ficar em silêncio diante do público.

“Foi uma coisa dolorosa de admitir, mas não consigo mais fazer isso. Isso parte meu coração”, afirmou Gambon à revista “The Sunday Times Magazine” naquela época.

De acordo com o relato do ator naquela época, ele teve a percepção de que seu tempo atuando diante de uma plateia ao vivo havia terminado durante uma audição para uma nova peça no teatro West End. Durante essa audição, uma menina nos bastidores teve que ler suas falas para ele. Posteriormente, Gambon foi substituído por Richard Griffiths, com quem ele compartilhou o trabalho na saga “Harry Potter”, onde interpretou o tio de Harry, Valter Dursley.

Filmes de Michael Gambon

Michael Gambon, além de sua participação nos filmes da série Harry Potter, deixou sua marca em obras como “Assassinato em Gosford Park,” “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante” e “As Aventuras de Paddignton,” onde emprestou sua voz ao personagem Tio Pastuzo.

Seu talento também brilhou em produções de grande sucesso, como “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” e “O Informante,” além de colaborar com os irmãos Coen no filme “Ave, César!”



Recomendamos