Na trama de “Terra e Paixão”, a morte repentina de Daniel (interpretado por Johnny Massaro) terá um impacto transformador em Petra (interpretada por Débora Ozório), levando-a a se tornar uma pessoa terrível. A agrônoma atribuirá a tragédia a Aline (interpretada por Bárbara Reis) e fará questão de transformar a vida dela em um verdadeiro inferno. Além disso, Petra se voltará contra Caio (interpretado por Cauã Reymond) e buscará se tornar a nova sucessora de Antônio (interpretado por Tony Ramos) em memória de seu irmão.
A morte de Daniel ocorrerá após uma acalorada discussão com seu irmão mais velho, Caio, devido ao envolvimento de Aline com o advogado. Caio terá dificuldades em aceitar o fato de que a viúva está se relacionando com ele e passará por uma crise emocional. Durante a discussão, em um momento de raiva, Caio revelará o segredo de Irene como forma de atingir seu irmão, revelando que ela se prostituía durante sua juventude.
Em uma terrível sequência de eventos, Daniel, em um estado de completa alucinação, sairá em alta velocidade com seu carro. Contudo, ao longo do trajeto, ele perderá o controle do veículo e colidirá violentamente contra uma árvore. Infelizmente, Daniel perderá a vida em um acidente trágico. Essa ocorrência abalará profundamente a família La Selva, e todos culparão Caio pela tragédia.
Será nessa fase da trama que Petra passará por uma transformação radical em sua personalidade. Devastada pela perda de seu irmão, ela se envolverá em uma disputa pela sucessão dos negócios familiares com Caio, revelando uma ambição desmedida e desprovida de escrúpulos. Luigi, interpretado por Rainer Cadete, será o principal incentivador dessa nova postura da personagem.
Além disso, após descobrir os sentimentos de Caio por Aline, Petra também se voltará contra a viúva. Convencida de que a morte de Daniel ocorreu por culpa da fazendeira, ela fará de tudo para arruinar a vida de Aline. De acordo com a sinopse de “Terra e Paixão”, a agrônoma planejará incendiar a fazenda de Aline, causando a destruição de toda a plantação da protagonista. Essa ação, evidentemente, será motivo de satisfação para Antônio.
A novela, escrita por Walcyr Carrasco, conta com um elenco estrelado, incluindo Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral está a cargo de João Paulo Jabur, enquanto a direção artística é de Luiz Henrique Rios.