André Valadão faz Halloween gospel e é criticado nas redes sociais

O pastor André Valadão se viu alvo de críticas nas redes sociais após a Igreja Batista da Lagoinha, em Orlando, nos Estados Unidos, realizar uma festa na terça-feira (31/10), que coincide com a celebração do Halloween na América do Norte.

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é conhecido por festas em que as pessoas se reúnem vestidas como monstros, personagens de terror ou em trajes inusitados. Além disso, as comemorações também envolvem crianças fantasiadas que saem pelas ruas em busca de doces de porta em porta.

No caso da festa de André Valadão, o evento foi chamado de “Happy Pumpkin” (Abóbora Feliz) e, de acordo com a publicação no Instagram da igreja, tinha como objetivo celebrar a vida. Um trecho da postagem da Igreja Batista da Lagoinha afirmava: “Enquanto o mundo mergulha nas sombras do Halloween, aqui em nossa igreja escolhemos celebrar a vida, refletindo a alegria que nosso Deus nos proporciona.” Em outra postagem, a legenda dizia: “Nossa festa é uma celebração da vida, uma expressão de amor e felicidade que brilha mais intensamente do que qualquer vela de abóbora.”


A abóbora é um símbolo comum nas celebrações de Halloween, geralmente esculpida com desenhos macabros. Nos comentários, a igreja de André Valadão recebeu diversas críticas negativas, com uma internauta comentando: “Acho engraçado que o André Valadão só faz o que convém a ele, aí, o que ele faz é certo”. Outra usuária mencionou “André Valadão e o Halloween gospel.”

A abóbora é um símbolo das comemorações de Halloween, normalmente utilizada com um desenho macabro.
Nos comentários, a igreja de André Valadão recebeu diversas criticas extremamente  negativas. Uma internauta escreveu: “Acho engraçado que o André Valadão só faz o que convém a ele, aí, o que ele faz é certo”.
“André Valadão e o Halloween gospel”, declarou outra usuária. Membros da igreja de Valadão se mostraram indignados dizendo que o pastor condena gays mas faz festas demoníacas. – “Mas não era esse o SANTO que odeia Gay? Mas Halloween já pode né”, escreveu uma seguidora
“Pra igreja dele o halloween não é problema, pode até matar se tiver vontade, só não pode ser gay, pq aí já é demais”, falou outro. 

Quem é André Valadão?

André Valadão é um cantor, compositor e pastor brasileiro. Ele é conhecido por sua música gospel, que mistura elementos do pop, rock e louvor. Ele já lançou 15 álbuns solo e vendeu mais de 4 milhões de cópias. Ele também é líder da Igreja Batista da Lagoinha em Orlando, nos Estados Unidos, onde vive com sua esposa e três filhos. André Valadão tem uma forte influência na cena cristã brasileira e internacional, sendo indicado e premiado em diversas categorias, como o Troféu Talento, o Grammy Latino e o Dove Awards. Ele também participa de eventos e projetos sociais, como o Festival Promessas, o Dia do Bem e o Fé na Estrada.

O que é o Halloween?

O Halloween é uma celebração popular que ocorre no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. O nome vem da expressão inglesa All Hallow’s Eve, que significa “véspera de todos os santos”. A origem do Halloween está ligada à cultura celta, que celebrava o festival de Samhain no início do inverno. Nessa ocasião, os celtas acreditavam que os espíritos dos mortos voltavam para visitar suas casas e que as fronteiras entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornavam mais tênues. Para afastar os maus espíritos, os celtas usavam máscaras, fantasias, lanternas e fogueiras. 

Com a cristianização das Ilhas Britânicas, o Halloween foi incorporado às tradições cristãs e se espalhou pelo mundo anglo-saxônico. Nos Estados Unidos, o Halloween foi levado pelos imigrantes irlandeses no século XIX e se tornou uma das festas mais populares do país. Hoje em dia, o Halloween é celebrado em diversos países, inclusive no Brasil, onde é conhecido como Dia das Bruxas. Os principais símbolos do Halloween são as abóboras iluminadas, as bruxas, os fantasmas, os vampiros, os gatos pretos e as teias de aranha. As crianças se fantasiam de monstros e saem pelas ruas pedindo doces ou travessuras. O Halloween também é marcado por filmes de terror, histórias assustadoras e decorações temáticas.



Recomendamos