O presidente Jair Bolsonaro irá fazer um pronunciamento em que não vai contestar o resultado das urnas. Pelo menos é o que o Chefe do poder Executivo se comprometeu a fazer em diversas rodadas de conversas que teve ao longo do dia no Palácio do Planalto com diversos ministros, tais como Paulo Guedes, Carlos França, Ciro Nogueira e Fabio Faria. Desde ontem quando o resultado da eleição foi proclamado, Bolsonaro mantém-se em total silêncio sobre o assunto.
Nestas conversas, Jair Bolsonaro não estabeleceu prazos para se manifestar publicamente. Lhe foi solicitado que sua fala fosse realizada hoje para que “o país seguisse tranquilo o seu caminho”, de acordo com o depoimento de um ministros que participou dessas negociações.
Jair Bolsonaro muito provavelmente deve incluir em suas falas críticas à condução do processo eleitoral por parte do Judiciário.
Não se espere, todavia, que Bolsonaro parabenize Lula pela vitória de ontem. Tal atitude esta fora de dos planos do atual presidente. Inclusive há boatos de que Mourão será o responsável de passar a faixa.
Moraes diz que ligou para Lula e Bolsonaro antes de proclamar resultado
O ministro Alexandre de Moraes, disse neste último domingo (30) que ligou para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para Jair Bolsonaro (PL) antes de anunciar o resultado das eleições que elegeu Lula como presidente.
“Liguei pessoalmente para ambos os candidatos após a apuração. Conversei com o presidente eleito Lula, com o atual presidente Bolsonaro, dizendo que a Justiça Eleitoral já estava apta e ia proclamar o resultado das eleições e cumprimentando ambos por participar”.
O ministro ainda ressaltou que as eleições se encerram com a vitória da democracia. “Essa etapa importantíssima das eleições de 2022 se encerra com a vitória da democracia, com a vitória da sociedade, com a vitória dos eleitores que compareceram.”