Se por ventura você já percebeu que existem algumas bolinhas anormais em seu corpo, este artigo pode lhe interessar. O nome cientifico dado a essas bolinhas são Queratose Pilar. Estes são inchaços ásperos e podem afetar o braço, as pernas, as nádegas e as bochechas de um indivíduo. Geralmente são esbranquiçadas, mas também podem ser vermelhas. Eles não coçam nem doem, desse modo o que mais os incomoda é a sua aparência.
Embora não causem nenhum desconforto, o tratamento pode ser complicado ou até ineficaz. No entanto, a boa notícia é que essas manchas na maioria das vezes desaparecem com o passar dos anos. Essa doença é tão comum e sem risco que atinge cerca de 40% da população mundial.
A causa mais significativa da Queratose Pilar é o aglomeração de queratina nos folículos capilares. Eles que são grandes aliados na defesa contra os agentes infecciosos e no crescimento dos fios de cabelo. Esta proteína fibrosa também auxilia na formação da estrutura do corpo e na preservação dos cabelos. O crescimento das unhas também é motivado por essa substância.

Vale ressaltar que, não há explicação científica sobre por que essa proteína se acumula nas vesículas. Desconfia-se que esteja relacionado a algum distúrbio ou inflamação da pele. No entanto, as bolinhas também surgem em pessoas saudáveis, sem outras anormalidades na pele ou no cabelo.

Acredita-se também que o surgimento de erupções cutâneas na pele tem um fundo genético. Então, se alguém da sua família tiver, você pode ser propício a ter também. Caso venha a ter um filho, se você tem a Queratose, a probabilidade de passar para ele é grande.

O profissional que pode te auxiliar nesse caso é o dermatologista. Como sua explicação ainda não existe, o tratamento é básico. Na maioria das vezes, os profissionais da área receitam cremes e pomadas para a pele que combatem o crescimento de queratina nos folículos. Isso evita o aparecimento de mais erupções e a suavização das já existentes.