O Correio obteve acesso a um vídeo que exibe o momento em que os 12 turistas brasileiros se dirigem para o avião em Manaus. Nas cenas, é visível a presença de pelo menos 11 dos passageiros que posteriormente perderam a vida no trágico acidente da aeronave, juntamente com os membros da tripulação.
No registro em vídeo, observamos o piloto acomodando-se no interior da aeronave, prendendo o cinto de segurança, enquanto o copiloto permanece de pé, do lado de fora da aeronave. Esse registro foi feito por um dos passageiros, que documentou o momento em que os turistas desembarcaram de uma van e embarcaram no EMB-110 Bandeirante, pertencente à empresa Manaus Aerotáxi.
No material audiovisual, também se pode avistar Gilcresio Salvador Medeiros, de 74 anos, o dono da pousada Serra da Mesa, situada na cidade de Niquelândia (GO), a cerca de 260 km de Brasília. Ele é visto vestindo um boné, uma blusa de pesca de manga longa azul e segurando uma bolsa preta.
Alguns dos passageiros fazem gestos amigáveis em direção à câmera, e um deles menciona que pretende realizar uma chamada de vídeo com a esposa antes da decolagem. O turista gravando o vídeo comenta: “Estamos prestes a embarcar para Barcelos agora.”
O incidente teve lugar em Barcelos durante a tarde do último sábado, dia 16 de setembro. Segundo o coronel Vinicius Almeida, Secretário de Segurança Pública do Amazonas, os corpos das vítimas foram conduzidos para o auditório de uma escola na cidade, uma vez que o local não dispõe de instalações como uma câmara fria ou um Instituto Médico Legal (IML).