Muitos não sabem, mas, de acordo com a OMS ( Organização Mundial da Saúde) cerca de 30% das mortes que ocorrem no Brasil são provocadas por doenças cardiovasculares.
É bom que seja ressaltado mais uma vez que as doenças cardíacas são a causa mais comum de morte no mundo, o que significa que esse órgão vital requer todos os cuidados necessários.
Dentre todas as doenças coronarianas, o infarto é sem dúvida o que mais faz vítimas fatais. Conhecido como infarto agudo do miocárdio ou popularmente conhecido como “ataque cardíaco ou infarto, pode ser cruelmente fatal.
O seu organismo dá sinais de que há algo de errado com seu coração

É bem provável que você não tenha percebido que seu corpo pode lhe dar vários sinais de alerta sobre diversos tipos de doenças, inclusive aquelas que afetam o coração.
Na correria do dia a dia e com os mais diversos compromissos e preocupações pessoais, esses sintomas muitas das vezes passam despercebidos, no entanto, acredite, eles podem salvar sua vida.
Confira quais são os 5 sinais de alerta que o corpo dá semanas antes de um infarto:
1 – Dor na região torácica
Este é um dos sinais de alerta mais frequentes de um ataque cardíaco. Para ser mais enfático, esse sintoma é o primeiro e mais importante sinal que a pessoa deve prestar atenção. A dor que indica um ataque cardíaco se inicia no peito e pode avançar pelos ombros, costas, braços, pescoço e mandíbula. Essa dor vem de repente.
2 – Falta de ar
A sensação de aperto no peito pode atacar os pulmões causando dificuldade em respirar. O desconforto é tão grande que os pacientes se queixam de falta de ar.
3 – Má digestão, náusea, azia e dores abdominais
Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com desconforto digestivo, no entanto, pode ser um aviso para o seu médico fazer pesquisas mais avançadas. São sintomas claros de alerta de um possível ataque cardíaco.
4 – Tontura
Algumas semanas antes de um ataque cardíaco, também é possível sentir tonturas. Desse modo, é importante “evitar dirigir neste caso, pois arritmias e desmaios podem colocar você e outras pessoas em risco”, enfatiza o cardiologista Bruno Valdigem, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
5 – Suor frio
O desconforto causado na pessoa pela proximidade de um ataque cardíaco pode provocar sudorese. O suor frio costuma vir acompanhado de tontura, quanto mais rápido procurar ajuda médica, maiores as chances de sobrevivência.