A entrevista concedida ao Fantástico no domingo (26) revelou detalhes dos bastidores do problema de saúde enfrentado por Tony Ramos em maio. O ator foi encontrado em casa desmaiado devido a um hematoma subdural, uma condição em que ocorre o acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
“Ele ia filmar com a Lilia Cabral, e estava passando por muitas dores de cabeça, começou a tomar muitos remédios. Pensei que tivesse sido excesso de remédios. Subi para ver como ele estava, ele estava largado na cama. Estava apagado”, contou Lidiane ao repórter Hélter Duarte.
O ator foi submetido a uma cirurgia para drenar o hematoma, mas, no dia 19 de maio teve que passar por um outro procedimento por causa da formação de novos hematomas.
Pancada foi a causa
O cirurgião Paulo Niemeyer, responsável pela operação de Tony Ramos, explicou que o hematoma subdural foi causado por uma pancada na cabeça. Essa condição se forma ao longo de meses após uma lesão, que pode ter sido tão sutil que o paciente nem se lembra. Lidiane, esposa de Tony Ramos há 58 anos, revelou que teve medo de perder o marido durante esse período.
“Cinquenta e oito anos, quase 60 anos vivendo junto com a mesma pessoa. O que passou pela sua cabeça? Imaginou a possibilidade de continuar a vida sozinha?”, questionou o repórter.
“Passou sim, passou sim”, disse Lidiane emocionada.
“Eu e ela somos um corpo só”, declarou-se Tony para a mulher.
“Ela tem esse estado de humor, libertária. Ela tem um humor demolidor (risos) ”, elogiou.
Tony Ramos está atualmente em fase de recuperação em sua residência e em breve poderá retomar suas atividades normais. Antes de seu afastamento, ele estava participando da peça teatral “O que só sabemos juntos”, ao lado de Denise Fraga, e também estava envolvido nas filmagens do longa-metragem “A Lista”, no qual contracena com a atriz Lilia Cabral.
“O Tony vai voltar a tudo, ele está ótimo, não tem nenhum problema, teve uma recuperação plena”, disse o cirurgião Paulo Niemeyer.
Tony Ramos aproveitou a entrevista para agradecer o carinho dos amigos, fãs e público em geral.
“Obrigado, companheiros queridos, companheiras, por tantas manifestações que ainda não pude, de viva voz, agradecer, mas faço agora”, disse lembrando ainda que teve prova desse carinho já no hospital.
“Durante minha convalescença, a equipe de enfermagem vinha regularmente administrar medicamentos e medir minha pressão. Em algumas ocasiões, um deles se levantava de repente e dizia: ‘Ô seu Tony, sua pressão está boa. Que bom vê-lo assim. Você está no meu grupo de orações’. Ou então: ‘Minha mãe está rezando por você’. Esse tipo de atenção e carinho não tem preço, é algo que não se encontra nas redes sociais”, comentou Tony Ramos sobre o apoio que recebe do público, apesar de não estar presente nas mídias sociais.
Lindas palavras do Tony Ramos a esposa dele na entrevista #Fantastico pic.twitter.com/0vK6pF5hwE
— Allan (@limalblue) May 27, 2024
O caso
Tony Ramos, aos 75 anos, foi internado em 16 de maio após sentir-se mal em casa, sendo submetido a uma cirurgia para drenar um hematoma subdural, um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. Após o período de recuperação, recebeu alta médica na sexta-feira (24) no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, conforme comunicado oficial. O ator expressou sua gratidão pelo cuidado recebido durante o processo de tratamento. O hematoma subdural é diagnosticado quando ocorre esse acúmulo de sangue entre o cérebro e sua camada externa, o crânio.