Fadiga muscular: Saiba o que é e como evitá-la

Durante alguma atividade física, você pode se sentir mais cansado do que o habitual e seus músculos começam a se cansar. Por conta disso, é até comum nos sentirmos um pouco doloridos após um treino de alta intensidade.

A condição, que os médicos chamam de fadiga muscular, pode ocorrer tanto em pessoas sedentárias quanto em pessoas com hábitos de exercício – até mesmo atletas. Por isso, reunimos algumas informações para você saber mais sobre essa situação e como evitá-la.

O que é fadiga muscular?

(Fonte: Shutterstock)

Quando começamos a nos exercitar, nossos corpos ainda estão intactos e nossos músculos parecem fortes e elásticos. No entanto, vale ressaltar que a execução de qualquer ação na atividade física envolve uma série de processos fisiológicos que se iniciam no cérebro e atingem os músculos esqueléticos.

Se falhar em qualquer nível do processo, nosso sistema começa a sentir fadiga muscular. Isso significa que podemos ter um problema com a fase fisiológica do sistema nervoso central ou com a fase mecânica que ocorre no sistema muscular. Isso é especialmente comum quando não nos adaptamos a uma determinada carga de exercício e excedemos nossos limites físicos ou metabólicos.

A fadiga muscular ocorre com certa frequência, possivelmente devido a deficiências nutricionais, desidratação e condicionamento físico do próprio corpo. Vale destacar que essa condição de saúde também pode estar associada a outros problemas, como anemia e fibromialgia. Pessoas com privação de sono ou ansiedade excessiva podem apresentar maior desgaste muscular.

Principais sintomas da fadiga muscular

(Fonte: Shutterstock)

A fadiga muscular é uma condição que pode afetar qualquer parte do corpo e não se limita a nenhum grupo muscular. Por isso, é preciso conhecer os sintomas mais comuns e entender sua intensidade para que possa procurar atendimento médico caso seja necessário. São eles:

  • Falta de ar;
  • Falta de força nos músculos;
  • Espasmos;
  • Dor localizada;
  • Tremedeira;
  • Cãibras muito intensas.

Se os sintomas piorarem significativamente ao longo do tempo ou se atividades físicas diárias simples não forem possíveis, a pessoa é aconselhada a procurar ajuda profissional.

Dicas para evitar a fadiga muscular

(Fonte: Shutterstock)

A melhor maneira de evitar a fadiga muscular é uma boa dieta, porque anda de mãos dadas com o exercício. As pessoas que consomem proteínas tendem a acelerar a construção e recuperação muscular. Uma dieta rica em proteínas é especialmente indicada para quem busca ganhar peso.

Fontes à base de vegetais, como carne branca, ovos e quinoa, grãos e nozes são alguns alimentos que se encaixam nessa lista. Além disso, consumir carboidratos pode ajudar a alimentar seu corpo e fazer você se sentir mais energizado durante as atividades.

Manter-se bem hidratado o tempo todo pode ser uma medida essencial para que seu corpo mantenha seu perfeito funcionamento. No final, a maioria dos casos de fadiga muscular pode ser recuperada com repouso e um bom descanso.